"Sabio é aquele que passa adiante o que sabe e aprende o que ensina."
Loading...

AZ BOX


O que exatamente é o AZBox?


Você certamente já deve ter ouvido falar nesse novo segmento de TV a cabo que vem crescendo a cada dia, tornando - se uma alternativa viável tanto para aqueles que não podem usufruir de uma TV por assinatura (considerando seu elevado custo mensal), quanto por aqueles que podem mas simplesmente não querem pagar pelos serviços das operadoras de TV a cabo. Mas afinal o que exatamente é esse tal de AZBOX?

Trata - se de um aparelho receptor que funciona tanto via satélite, quanto via cabo, fabricado pela OpenSat e vendido em vários comércios no Uruguai, Paraguai, Brasil e muitos outros países. Também é encontrado a venda em vários sites na Internet.

É apontado por quase todos os utilizadores como um aparelho de difícil manuseio, mas não pelo seu funcionamento em si, e sim por ser um aparelho que necessita de atualizações periodicamente.

Isso se deve ao fato de que funciona, quando ligado a uma antena receptora de sinal de satélite, captando o sinal do Satélite Amazonas, que por sua vez, tenta aproximadamente, de 15 em 15 dias, codificar o sinal e alterar suas TPs, justamente para cortar o sinal que estes aparelhos recebem.

Por esse motivo, surgem os famosos apagões, onde os aparelhos ficam completamente codificados e bloqueados, funcionando apenas o canal da Rede TV.

Logo, uma equipe denominada AzTeam, começa sua busca para novamente descodificar esses códigos e liberar aos utilizadores, novas firmwares, que nada mais são que os novos códigos para o aparelho novamente funcionar, abrindo todos os canais de TV que ele disponibiliza.

Esses apagões duram em torno de 12 horas (tempo em que o receptor fica com todos os canais inacessíveis). Mas isso não é sempre, pois no histórico do AzBox, já houve apagões que duraram um mês, e outros que duraram apenas 1 segundo.

Esses canais “descodificados” não são canais abertos (canais FTA), são canais que são liberados através do AZBox, mas que na verdade capta o sinal do Satélite Amazonas.

Afinal, é legal ou ilegal?

Surge aí, a grande dúvida sobre a legalidade ou não desse aparelho.

Os usuários do aparelho, ou as pessoas que o disponibilizam, tanto na venda quanto na parte de descodificação ou desbloqueio, afirmam que o aparelho é de uso totalmente legal, alegando o seguinte:

- O Satélite Amazonas tem o sinal liberado, então logo, se o sinal entra em minha casa, o sinal é meu, e faço eu o que quiser dele!

No entendimento de um delegado da Polícia Federal e de um promotor do Ministério Público, não haveria ilegalidade em captar o sinal.

O delegado de Comarca de Canoinhas Rui Orestes Kuchinir disse que ainda não recebeu nenhuma denúncia formal contra o uso dos equipamentos e por este motivo ainda não tem uma opinião formada sobre ele.

“Essa prática de captação fraudulenta de sinal televisivo gera prejuízos, mas não existe, até o presente momento, um entendimento sólido sobre o assunto nos tribunais, mas, em princípio, acredito que não seja crime o uso, mas talvez sim a importação do equipamento sem nota fiscal”, disse o delegado.De acordo com Kuchinir, a prática de captação fraudulenta de sinal televisivo oriunda de transmissão por satélite não é definida oficialmente como crime devido ao chamado princípio da legalidade, uma vez que não existe legislação específica que o defina como tal.Ainda assim, alerta, é um comportamento irregular. “Pode ser considerado um ato ilícito que tem sim suas conseqüências, principalmente na esfera cível”, disse. O delegado disse que vai pesquisar sobre o tema para proferir uma opinião mais detalhada sobre o tema.


Existem vários modelos:

· AZBOX EVO XL USB

· AZBOX EVO XS

· AZBOX ST700B

· AZBOX S700B USB

· AZBOX S701

· AZBOX S710B USB

· AZBOX S720B USB

· AZBOX ST710B USB

· AZBOX CABLE

· AZBOX C710B

· AZBOX C710B Inet

· AZBOX C710B USB

· AZBOX Elite HD

· AZBOX Premium HD


O que diferencia os modelos, no que se refere em ser USB ou não, é a forma em que sua atualização é feita.



Nos modelos que não são USB, a atualização é feita via cabo Null Modem, normalmente RS 232, ligando o receptor ao PC, e utilizando programas com o Azloader para atualizar o aparelho, ou o PC Edit, para atualizar a lista de canais e/ou as TPs.

Este cabo Null Modem é um cabo com ligação em cross, porque serve para passar informações do PC para o Azbox.



Nos modelos que são USB, a atualização é feita a partir de um pendrive, sendo feito o download da firmware pelo PC e salvo neste dispositivo. Em seguida, pluga-se ele ao receptor e faz-se a atualização pelo próprio aparelho, é claro, seguindo alguns passos para completar o processo.

Nenhum comentário: